(Pierre Lévy)
Alaicio Geraldo Gonçalves
Pós-Graduando em Filosofia e Psicanálise
NEAAD - UFES
Educação e Mídia
A mídia compreende um conjunto de instituições, organizações e negócios voltados para a produção e difusão de informações para públicos diversos. Abrange veículos impressos (revistas, boletins, jornais, cartazes, folhetos etc), audiovisuais (outdoors, televisão em canais abertos e em diversas modalidades pagas, filmes, vídeo, rádio etc), mídia computadorizada on line e mídia interativa via computador, dentre outros. Esse conjunto de meios tem a função de transmitir informação, opinião, entretenimento, publicidade e propaganda. Nesse sentido, é um espaço de força, poder e sociabilidade capaz de atuar na formação da opinião pública em relação a valores, crenças e atitudes.
Na sociedade do conhecimento e da comunicação de massas em que vivemos, a mídia tornou-se instrumento indispensável do processo educativo. O emprego dos órgãos de comunicação social pode contribuir nos processos pedagógicos, por meio da difusão de conteúdos cívicos e éticos, complementando a educação formal e não-formal.
Isabel Deps
Significados dos seguintes termos:
Ciberespaço
Cibercultura
· Entendemos o conceito de cibercultura como a forma sociocultural que espelha-se na relaçao de trocas entre a sociedade, englobando a cultura e as novas tecnologias de base, onde destacamos as comunidades como propulsoras da popularização da internet por exemplo, além de outras tecnologias.
· Caracterizamos a cibercultura também, pela proveniência de uma comunicação mais flexível, onde a cooperação e o compartilhamento na estruturação de uma informação torna-se viável através de uma construção multidirecional, onde todos podem emitir e receber informações e através desta ferramenta, construir um conteúdo.
· Somos acostumados a viver as mídias convencionais onde o sistema de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível, baseando-se em um modelo um-todos, no qual apenas um ou poucos indivíduos são os responsáveis por mandar informações. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos, onde, a priori, todos podem emitir e receber informações de qualquer lugar do planeta.
· Resumindo, podemos dizer que a cibercultura é uma nova maneira de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade. Ela é um espaço de comunicação, uma migração do mundo real para o imaginário, que possibilita aos indivíduos uma gama infinita de criação e recriação do seu próprio espaço social.
Contribuição de : Maria Isabel Deps Almeida Assis