UM CASO NA PSICANÁLISE

METODOLOGIA EAD
TEXTO MODULO 2 – UM CASO NA PSICANÁLISE
PROFESSORA CLAUDIA MURTA

Para apreender o real, segundo Sócrates é utilizar a razão por meio do conceito. Diferentemente, para se aproximar do real, Lacan utiliza o imaginário e o simbólico, apreendendo-o em partes, através da linguagem, que se estrutura no inconsciente. Assim, Sócrates e Lacan, com suas descobertas, auxiliaram e auxiliam os homens na busca do saber e da verdade. Esta fronteira torna-se mais evidente quando analisada a partir do caminho tomado por cada um, visando encontrar as soluções para quem delas necessita. Sócrates confia na solução dos problemas do homem através do conhecimento racional; Lacan, por outro lado, tem outro pressuposto, de origem inconsciente – o sujeito. O lugar do inconsciente para Lacan ‘e o lugar do pensamento “nos entramos nesse campo de saber por uma experiência única que consiste simplesmente em se fazer analisar” (LACAN). Para Lacan a origem do ensino esta na linguagem o inconsciente e estruturado como uma linguagem e pela linguagem que a verdade começa a se instalar. Segundo Lacan existe outras formas de se ensinar, que não cabe ao professor o único transmissor do saber, esta forma de ensino ele chamou de CARTEL. O cartel apresenta-se como uma ferramenta muito interessante para o estudo da transmissão de ensino por meio da educação aberta e à distância. Na EAD, o trabalho do próprio aprendiz é o que mais importa. O tutor apenas acompanha o processo, que é desenvolvido pelo próprio aprendiz. No cartel existe um produto a ser analisado, a medida que o cartel oferece um produto a escola, ela pode verificar a relação desse produto com a formação de seus analistas, o cartel visa o produto de cada um e não o produto coletivo, a função do cartel e de transmitir um saber.
Na visão do cartel o orientador é mais um entre os aprendizes. Essa é uma posição que todo professor deveria buscar, principalmente o tutor, em Educação Aberta e a Distância, para não perder seu próprio lugar, nem sua referência. Ele deve colocar-se como, apenas mais um, entre os outros aprendizes, ao lidar com a possibilidade de acesso ao saber. A produção do trabalho de orientação acadêmica é a produção de cada um dos aprendizes. O que conta nessa proposta educacional é o trabalho de orientação e não o saber estabelecido; e sim a possibilidade de orientar, permanentemente, o processo de aprendizagem. A essência do processo de aprendizagem em EAD se dá por meio de rede de aprendizagem. No momento em que o professor está produzindo o material, ele está sendo, de certa forma, um orientador. A produção em EAD não tem dono, não é de ninguém, pertence a todo o conjunto. Na verdade, não é uma produção que implique fazer ciência. A própria aula é a produção.
MILLER, J.A. Novas reflexões sobre o Cartel. In Correio 10 da EBP. Nov. 94/Fev. 95. SP.
MAHJOUB, L. Produto próprio de cada um. In O Cartel - Conceito e funcionamento na Escola de Lacan. Campus 1995, RJ.

GRUPO DE SEGUNDA:
Maria Isabel
Valdenise Simone
Alaicio
Auro José
Simony
ALEGRE-ES 2010