TEXTO MODULO 3 – UM CASO NA EDUCAÇÃO
PROFESSORA CLAUDIA MURTA
O filósofo francês Jacques Rancière pesquisou o método de aprendizagem proposto por um professor da Universidade de Louvain, no século XIX, Joseph Jacotot. Que consistia em emancipar o aluno a desenvolver a autoaprendizagem, incentivado pelo mestre, através de tarefas propostas que despertavam no educando o desejo de aprender. Seu método se opunha ao tradicional (denominado por ele de explicador), cujo princípio chamou de emburrecimento, já que o aluno é adestrado a reproduzir o que foi passado a ele. A educação emacipadora baseia-se na postura do mestre que se coloca ao lado do aluno, não se posiciona como sábio, valoriza a própria ignorância, pois desta forma o aprendiz é desafiado a utilizar sua capacidade intelectual para decifrar os enigmas propostos (atividades).
É notável como que em cada época, os pensadores observam uma exigência diferente da sociedade, dos indivíduos que a compõem. Com isto, há uma evolução de valores, do modo de pensar, consequentemente um desenvolvimento no ensino-aprendizagem. E este desenvolvimento vem marcado por críticas à prática anterior. Por exemplo, Jacotot critica Sócrates, porque o filósofo não se preocupava com a condição social do aluno, sua educação não trazia melhoria na qualidade de vida do aprendiz (se era escravo, continuava escravo). Seguindo a prática da emancipação, no Brasil, Paulo Freire afirma “Ninguém educa ninguém, ninguém aprende sozinho, as pessoas se educam em comunhão, mediatizadas pelo mundo”. Esta é a mensagem de Freire, uma mensagem contemporânea que vem pautar a postura EAD. Ele se preocupa com a educação popular, com a democracia do ensino. Entende que a aprendizagem não pode ficar presa à escola. Exatamente como a EAD, que não está presa a espaço nem tempo. O aluno é que estabelece onde e quando pode estudar. Abrindo um caminho para quem não tem condições de estar em um curso presencial ou numa grande cidade. E quem pensar que o aluno da EAD está só, engana-se, porque há além do mestre que organizou a disciplina, coordenadores, tutores (presencial e à distância), colegas de curso da mesma cidade onde estuda e de outras, material didático, equipe técnica, webconferências, fóruns, e-mails enfim, uma rede educacional: todos aprendendo juntos.
Auro José, Alaicio, Valdenise Simone, Isabel, Simony