sexta-feira, 9 de julho de 2010

Significados dos seguintes termos:

Ciberespaço

  • Ciberespaço é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
    pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespaço
  • Espaço de convergência de todos os meios de comunicação - áudio, vídeo, telefone, televisão, cabo e satélite. Há 30 anos, Marshall McLuhan previu o aparecimento de uma rede de telecomunicações que se tornaria na tradução electrónica do sistema nervoso humano. ...
    eden.dei.uc.pt/gestao/forum/glossario/
  • Espaço-tempo eletrônico criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
    lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_responde/lqes_responde_glossario_lqes.html
  • Um ambiente artificial gerado pelo computador, projetado para maximizar a liberdade de movimento ea imaginação do usuário.
    www.socid.org.br/dicas_redes.htm
  • Refere-se aos meios físicos e lógicos que constituem as redes globais, pelas quais os usuários localizam, recuperam e contribuem com informações de todos tipos.www.sabbatini.com/renato/correio/gloss.htm
  • Genericamente descreve o ambiente gerado pela união de todos os computadores que estão ligados à internet.
    www.sankhya.com.br/glossario_c.php
  • [Do inglês Cyberspace]. Termo cunhado pelo escritor Willian Gibson em sua obra “Neuromancer”, numa analogia a espaço sideral. Designa o mundo virtual onde trafegam todas as informações veiculadas pela Internet.www.dicweb.com/cc.htm

Cibercultura

· Entendemos o conceito de cibercultura como a forma sociocultural que espelha-se na relaçao de trocas entre a sociedade, englobando a cultura e as novas tecnologias de base, onde destacamos as comunidades como propulsoras da popularização da internet por exemplo, além de outras tecnologias.

· Caracterizamos a cibercultura também, pela proveniência de uma comunicação mais flexível, onde a cooperação e o compartilhamento na estruturação de uma informação torna-se viável através de uma construção multidirecional, onde todos podem emitir e receber informações e através desta ferramenta, construir um conteúdo.

· Somos acostumados a viver as mídias convencionais onde o sistema de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível, baseando-se em um modelo um-todos, no qual apenas um ou poucos indivíduos são os responsáveis por mandar informações. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos, onde, a priori, todos podem emitir e receber informações de qualquer lugar do planeta.

· Resumindo, podemos dizer que a cibercultura é uma nova maneira de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade. Ela é um espaço de comunicação, uma migração do mundo real para o imaginário, que possibilita aos indivíduos uma gama infinita de criação e recriação do seu próprio espaço social.

Contribuição de : Maria Isabel Deps Almeida Assis

Um comentário:

  1. Lendo os textos de vocês entendemos que Ciberespaço é um ambiente artificial gerado pelo computador e projetado para ampliar a liberdade de movimento e a imaginação do usuário, é um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico e, Cibercultura, é a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias.
    Parabéns,
    Neila.

    ResponderExcluir